O uso de conteúdos sobre biologia e meio ambiente para ensinar educação ambiental

Autores

Palavras-chave:

Práticas ambientais, Agrofloresta, Análise Textual Discursiva

Resumo

Essa pesquisa objetiva mostra que os jogos, dinâmicas e boas práticas florestais foram fundamentais para o ensino da Educação Ambiental. O estudo foi feito com 15 estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual, que participaram de aulas teóricas e práticas. As aulas foram conduzidas em uma Universidade do Norte Pioneiro. Primeiramente foi aplicado um jogo sobre ambientes naturais e outro sobre tipos de animais e plantas. Depois nós fizemos diferentes dinâmicas sobre ecologia e meio ambiente. Ao final nós perguntamos aos participantes sobre o desenvolvimento do processo de agrofloresta. Fragmentos textuais de um questionário foram selecionados para Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram que essas práticas foram efetivas no ensino de Educação Ambiental. Entretanto, os resultados indicaram que os estudantes conhecem pouco sobre animais e plantas regionais. Havendo a necessidade de desenvolver mais atividades para que eles aprendam os nomes de plantas e animais Brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ezídio de Oliveria, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Thiago Ezídio de Oliveira is an undergraduate biology student at State University of Northern Paraná. He’s an Araucária Foundation scholarship holder (institutional program of scholarships for social inclusion support). He is part of the research group named Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná.

Dayanne da Silva Alves , Universidade Estadual de Londrina

Dayanne da Silva Alves is a biologist and holds a master’s in teaching (University of Northern Paraná). At the moment, she’s a doctoral student in the Graduate Program in Science Teaching and Mathematical Education at the State University of Londrina and an assistant at Cristo Rei College. She participates in the research group named Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná. 

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Rodrigo de Souza Poletto: Biologist graduated from University of São Paulo State of Assis. He has a master‘s degree and is a Doctor in Biology Science (University of São Paulo State of Botucatu). His research area comprises botanical studies, environmental education, and teachers’ education. He is an Associate Professor at the State University of Northern Paraná in the department of Biology and the Master's Program of Education. He also participates in the Research Group Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná.

Referências

AMARAL, I. A. Educação Ambiental e ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Pro-Posições. v. 12, n. 1, p. 73-93, 2001.

ASANO, J.G.P.; POLETTO, R.S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL, E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ESCOLAS. Revista Caderno Pedagógico, v. 14, n. 1, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i1a2017.1418.

AVELARA, E. R.; SILVAB, R.; BAPTISTA, L. A. M. L.. Ameaças à Sobrevivência de Animais Silvestres no Estado de Goiás. UNICIÊNCIAS, v. 19, n. 2, p. 132-140, 2015.

BARMAN, C.R.; GRIFFITHS, A.K. OKEBUKOLA, P.A.O.High school students’ concepts regarding food chains and food webs: a multinational study. International Journal of Science Education, v.17, n.6, p.775-782, 1995. https://doi.org/10.1080/0950069950170608.

COLLIER, C.A.; NETO, M.S.A.; ALMEIDA, G.A.; J.S. ROSA FILHO; SEVERI; DEIR, A.C.A. Effects of anthropic actions and forest areas on a neotropical aquatic ecosystem. Science of the Total Environment, v.691, p.367-377, 2019. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.07.122.

CUNHA, A.S.; E. B. LEITE. Percepção Ambiental: Implicações para a Educação Ambiental. Sinapse Ambiental, p. 66-79, 2009.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FREITAS, D.; MENTEN, M.L.M.; SOUZA, M.H.A.O.; LIMA, M.I.S.; BUOSI, M.E.; LOFFREDO, A.M.; WEIGERT, C. Uma abordagem interdisciplinar da Botânica no Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Moderna, 2012, 160p.

FREITAS, S.R.; BARSZCZ, L.B.. A perspectiva da mídia online sobre os acidentes entre veículos e animais em rodovias brasileiras: uma questão de segurança? Desenvolv. Meio Ambiente, v. 33, p. 261-276, abr. 2015.

GUERRA, I. C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentido e formas de uso. Portugal: Principia Editora, 2006.

JERONEN, E.; PALMBERG, I.; YLI-PANULA, E. Teaching Methods in Biology Education and Sustainability Education Including Outdoor Education for Promoting Sustainability—A Literature Review, Educ. Sci. 2017, 7(1), 1; https://doi.org/10.3390/educsci7010001

KRASILCHIK, M. (2008). Práticas de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo.

LONGO, V.C.C. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. p.131-139, 2012.

MATOS, L.B. O ensino de botânica: uma proposta nos cursos de nível médio em meio ambiente do IFAM/CMC. 2016. 137p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2016.

MORAES, R. A storm of light: comprehension made possible by discursive textual analysis. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

NASCIMENTO, Beatriz M. DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andréa E.; BARROSO, Carolina B.; SOUZA, Antônio Carlos T.; LACERDA, Silvana M.; BORIM, Danielle Cristina D. E. Propostas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. REEC – Revista electrónica de enseñanza de las ciências, v.16 n.2, 2017.

PIRES, A. De quelques enjeux épistémologiques d’úne methodologie générale pour lês sciences sociales. In: DANS POUPART, J., DESLAURIERS, J. P., GROULX, L. H., LAPERRIERE, A., MAYER, R., PIRES, A. La recherche qualitative, enjeux épistémologiques et méthodologiques. Canadá: Gaëtan Morin, 1997.

POLETTO, R.S.; OLIVEIRA, T.E.; ALVES, D.S. O Ensino de Educação Ambiental na formação de jovens do Ensino Médio. 37 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, 2019.

REINERT, B.L.; BORNSCHEIN, M.R. The Neotropical Ornithological Society ALIMENTAÇÃO DA GRALHA-AZUL (Cyanocorax caeruleus, CORVIDAE). ORNITOLOGIA NEOTROPICAL, v. 9, p. 213–217, 1998.

RICHINSON, M. (2001) Learners and Learning in Environmental Education: A critical review of the evidence, Environmental Education Research, 7:3, 207-320, DOI: 10.1080/13504620120065230

RODRIGUES, Delma Henrique Domiciano. Dieta de quatis (Procyonidae: Nasua nasua Linnaeus, 1766) em áreas de visitação pública no Parque Nacional do Caparaó e Parque Municipal das Mangabeiras. 2017. 61f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.

SANTANA, A. P.; BEZERRA, K. R. P.; MELO, A. F.; MULLE, L. C. P. Interface da educação ambiental com o currículo da educação básica nas temáticas apresentadas no VI Encontro Pesquisa de Educação Ambiental. Horizontes. 2018; 6(12):117-128. DOI 10.30612/hre.v6i12.9188.

SANTOS, M.A.; PADILHA, D.G. Dinâmicas de Educação Ambiental para valorização dos recursos florestais aplicadas ao Ensino Fundamental. Revbea, v.16, n.2, 349-369, 2021.

SILVA, A. F. O jogo didático como instrumento para Educação Ambiental nas séries finais do Ensino Fundamental: proposta para trabalhar os temas diversidade da vida nos ambientes e diversidade dos materiais. REVBEA, v.11, n.5, p.167-183, 2006.

SILVA, D. M. C.; GRILLO, M. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o caso reserva Ecológica de Guajaú – PE, Contrapontos, v.8, n.2, p.229-238, 2008.

SILVA, J. R. S. Concepções dos professores de Botânica sobre o ensino e a formação de professores (Tese de Doutorado) – São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - Departamento de Botânica. 208p, 2013.

SILVA, W.; POLETTO, R.S.; PULIDO, D.D.; LUCAS, L.B. Educación ambiental y nociones de ecología: una propuesta didáctica para los alumnos de educación básica secundaria brasileña. Bio-grafía, Edición Extraordinaria, 2015.

SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; JUNIOR FERRARO, Luiz Antônio.Educação ambiental como política pública. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, ago. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000200010&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 22 Fev. 2022.

TOWATA, N. et al: Análise da percepção de licenciados sobre o “ensino de Botânica na Educação Básica”. In. Encontro Nacional de Biologia, 3 ., 2010, Fortaleza. Anais Eletrônicos [...] . CE: SBENBIO,2010.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

THIAGO EZÍDIO DE OLIVERIA; DAYANNE DA SILVA ALVES; POLETTO, R. O uso de conteúdos sobre biologia e meio ambiente para ensinar educação ambiental. Revista Processando o Saber, v. 14, n. 01, p. 150-161, 18 maio 2022.