Relevância dos sistemas de informação e mineração de dados no sistema de saúde

urgência e emergência

Autores

  • Ricardo David Rosatelles Marques Fatec Praia Grande
  • Jeferson C. Dias Fatec Praia Grande
  • Jônatas C. Dias Fatec Praia Grande

Palavras-chave:

Descoberta de conhecimento, Tomada de decisão, Urgência e Emergência

Resumo

A informação proveniente de dados na área médica é um processo desafiador, principalmente devido à ausência e obtenção de conhecimento por meio deles, além da complexidade no tratamento destes dados. A partir dos dados, informações essenciais são obtidas para a tomada de decisões. Nesta perspectiva, a informação é objeto imprescindível na área da saúde, sobretudo na questão do atendimento de urgência e emergência. A mineração de dados é o processo de encontrar padrões e correlações em grandes conjuntos de dados para prever resultados. A mineração de dados emprega ampla variedade de técnicas aplicadas a dados para uma ampla gama de propósitos. Este estudo tem como objetivo avaliar se a aplicação de técnicas de mineração de dados nas bases de dados de instituições hospitalares que prestam atendimento de urgência e emergência, pode proporcionar à aquisição de conhecimentos relevantes que possam ser utilizados em prol da tomada de decisão médica. O método utilizado para a formação das conclusões foi de caráter dedutivo, pois é baseado em observações e conhecimentos prévios estabelecidos pelo repertório bibliográfico existente. Em termos de procedimentos técnicos, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica através de buscas realizadas no Google Scholar, ou Google Acadêmico. Os resultados da pesquisa revelam que a mineração de dados é uma tecnologia promissora, porém, sua aplicação no sistema de saúde de urgência e emergência, no que se refere ao apoio da tomada de decisão dos profissionais de saúde, ainda é muito baixa na atualidade, revelando um direcionamento maior em sistemas focados nas áreas administrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. DE. Metodologia de Pesquisa em Ciências: análises quantitativas e qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CASTRO, L. N. DE; FERRARI, D. G. Introdução à Mineração de Dados: Conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.

CHILD, J. Organização - Princípios e Práticas Conteporâneas. São Paulo: Saraiva, 2012.

CÔRTES, P. L. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2016.

DAVENPORT, T. H. Big Data no Trabalho - Derrubando Mitos e Descobrindo Oportunidades. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

DRUCKER, P. F. Drucker - O homem que Inventou a Administração. 2 Ed ed. São Paulo: Elsevier, 2006.

FERNANDES, R. T. P. Enfermagem Emergência e Urgência. Brasilia: Editora NT, 2014.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ISHRAK, C.; KAPLAN, R.; BOWER, M. Costs and Outcomes in Health Care. Harvard Business Review, 2016.

MALAGÓNO-LONDOÑ, G.; LAVERDE, G. P.; LONDOÑO, J. R. Gestão Hospitalar - Para uma administração eficaz. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Editora da GEN - Grupo Editorial Nacional, 2016.

PORTER, M. E.; TEISBERG, E. O. Redefining Health Care: Creating Value-Based Competition on Results. Boston - Massachusetts: Harvard Business School Press, 2016.

SAHNI, N. R. et al. Como a TI pode Transformar os Cuidados de Saúde. Harvard Business Review Brasil, 2018.

STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. 11. ed. São Paulo: Cengage, 2016.

Publicado

2020-11-01

Como Citar

MARQUES, R. D. R.; DIAS, J. C.; DIAS, J. C. Relevância dos sistemas de informação e mineração de dados no sistema de saúde: urgência e emergência. Revista Processando o Saber, v. 12, p. 136-145, 1 nov. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas