Sobre a Revista

Revista Processando o Saber é editada pela FATEC Praia Grande, São Paulo, Brasil.
eISSN 2179-5150

Histórico

Revista Processando o Saber foi criada em 2003 na Fatec Praia Grande quando publicou seu primeiro volume. Após um período de sete anos inativa, retornou no ano de 2010, publicando seu segundo volume.

Desde então, manteve sua periodicidade até o volume atual. Contou com a versão impressa (ISSN 2177-4374) em seus dez primeiros volumes. Agora a revista é inteiramente online (eISSN 2179-5150).

 

Foco e Escopo

A Revista Processando o Saber publica trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos de graduação. Os artigos podem ser resultados de pesquisa experimental ou de revisão de literatura. Trata-se de uma revista com periodicidade anual e que abrange as seguintes áreas:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Tecnologia em Comércio Exterior
  • Tecnologia em Processos Químicos
  • Comunicação
  • Educação.

Os artigos devem oferecer contribuição efetiva e serem obrigatoriamente originais e inéditos, sendo publicados exclusivamente na Revista Processando o Saber.

Os artigos podem ser escritos nos idiomas português e inglês e são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que deve(em) observar os direitos autorais e os princípios éticos.

A Revista Processando o Saber utiliza a ferramenta eletrônica CopySpider, sob licença pessoal, para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. Consideramos plágio quando um autor utiliza ideias, conceitos ou frases de outro autor sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Os conteúdos e opiniões apresentados nos trabalhos não representam a posição da Revista Processando o Saber, sendo o conteúdo divulgado de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Relativamente ao processo de avaliação, alguns critérios foram estabelecidos, em concordância com sua política editorial, tais como: adequação ao foco e escopo da revista, observância às normas técnicas e gramaticais, relevância do tema e conteúdo.

O Conselho Consultivo da Revista Processando o Saber é constituído por um corpo científico especializado e é composto por, em sua grande maioria, avaliadores externos à instituição. A equipe de trabalho interna, administradores técnicos e responsáveis pelo fluxo editorial da revista não fazem parte deste corpo. 

Durante processo de avaliação os artigos serão enviados para no mínimo dois pareceristas membros do Conselho Consultivo. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review).

Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação; solicitar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo; negá-las. Caso seja solicitado algum ajuste pelo parecerista, o artigo será devolvido ao autor solicitando as alterações contidas no parecer e observando o cronograma da revista. Com base nos pareceres, os editores poderão decidir sobre a publicação dos artigos. 

 

Taxas para submissão e publicação de trabalhos

Não há nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Política de acesso livre

Revista Processando o Saber oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Licença: Creative Commons - Atribuição/Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

 

Política de preservação digital

Esta revista usa o sistema PKP PN, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/

A revista também faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer revista OJS no Brasil http://cariniana.ibict.br

Finalmente, os artigos são preservados nos servidores que hospedam o site da FATEC Praia Grande.

 

Indexadores e outros cadastros

A Revista Processando o Saber está atualmente presente nos principais indexadores e bases de dados de periódicos nacionais e internacionais, garantindo uma maior visibilidade para nossos autores e artigos:

Redib
DOAJ
PKP Index
Google Scholar
Diadorim
OAJI
ROAD
Latindex
Base
Sumarios
Oasisbr
Rede Cariniana
Miguilin

 

Protocolos de interoperabilidade

Revista Processando o Saber permite a coleta de recursos digitais e metadados por outros sistemas de distribuição através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) - fonte OAI validada por BASE OAI-PMH Validator.

Conheça a Declaração de Privacidade da Revista Processando o Saber.