Características da gestão do conhecimento na trajetória da economia da inovação no Brasil: percepções e crítica

Autores

  • Miriam Vidal Correia Franzese Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Ciência e tecnologia, Inovação, Gestão do conhecimento

Resumo

O Brasil, especialmente nas duas últimas décadas, parece reconhecer a inovação como um conceito bem mais amplo do que pesquisa e desenvolvimento (P&D) e vem desenvolvendo, de maneira explícita, políticas específicas de ciência e tecnologia (C&T) com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico do país. Este artigo é um esforço em socializar o aprendizado e conhecimento sobre alguns aspectos importantes da economia da inovação para o crescimento da produtividade e competitividade. Ele apresenta percepções e uma reflexão crítica sobre o papel dos atores que compõem um processo de ciência, tecnologia e a inovação para justificar a premência e efetiva integração da empresa brasileira, em especial no que tange a formação de pessoas e geração de novos conhecimentos, tendo como fundamento teórico a abordagem evolucionista, de inspiração schumpeteriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOSI, G. Mudança técnica e transformação industrial. Editora da Unicamp. Campinas, São Paulo, 2006 (capítulo 2).

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

HELOANE, Roberto. Gestão e organização no capitalismo globalizado – história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.

MACHADO, Rosa T.M. Fundamentos sobre o estudo da dinâmica das inovações no agribusiness. Revista de Administração Contemporânea, v.2, n.2, Maio/Ago.1998.

MARRAS, Jean Pierre (Organizador). Gestão estratégica de pessoas – conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2010.

MASSON, Eloisa T.S.; SANTOS, Nirian M.S.; CALAZANS, Angélica T.S.; NEHME, Claudio C. & MORESI, Eduardo D. A relação entre a gestão do conhecimento do cliente e a inovação tecnológica (2014). Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/ artigos14/982071.pdf. Acesso em 21 de agosto de 2015.

MAZZUCATO, M. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público versus setor privado, Editora Schwarcz, 2014, capítulos 2 e 3, pp. 58-108.

OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção – além da produção em larga escala; trad. Cristina Schumacher. Porto Alegre: Bookman, 1997.

OLIVEIRA, Jayr F. (organizador). Administração no contexto internacional – cenários e desafios. São Paulo: Saraiva, 2007.

SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. Abril Cultural, São Paulo, 1982 (capítulo 2).

SOUZA, Vera L., MATTOS, Irene B., SARDINHA, Regina L.L.L & ALVES, Rodolfo, Gestão de desempenho. 2a edição, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009 (Série Gestão de Pessoas).

SZMRECSÁNYI, T. A herança schumpeteriana. In: PELAEZ, V.; SZMRECSÁNYI, T. Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo, Editora Hucitec, 2006.

VERGARA, Sylvia C. & BRANCO, Paulo D. Empresa humanizada: a organização necessária possível. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo. V.41, n. 2, p. 20-30, abr/jun.2001.

VILHA, A. M. FUCK, M. P. BONACELLI, M. B. Aspectos das trajetórias das políticas públicas de CT&I no Brasil in Políticas Públicas em debate (Org) Vitor Marchetti. Santo André: MP Editora, 2013.

VIOTTI, E. B. Brasil: de política de C&T para política de inovação? Evolução e desafios das políticas brasileiras de ciência, tecnologia e inovação In: Avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação: diálogo entre experiências internacionais e brasileiras. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), 2008.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

FRANZESE, M. V. C. Características da gestão do conhecimento na trajetória da economia da inovação no Brasil: percepções e crítica. Revista Processando o Saber, v. 10, p. 35-58, 1 out. 2018.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial