Alfabetização

a efetividade do método fônico

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Método Fônico, Desenvolvimento

Resumo

O presente relato aborda o processo de alfabetização por meio da utilização do método fônico realizado com uma turma de 2º ano do ensino fundamental I da rede pública municipal, no qual os alunos aprenderam durante o processo, a relação grafema e fonema e perpassaram por três estágios de aprendizagem. Para efetividade deste método, foram trabalhadas diariamente listas, pequenos textos e atividades realizadas em um programa baixado no computador da sala de informática. A necessidade de desenvolver este método ocorreu devido à grande defasagem apresentada pelos alunos durante a avaliação diagnóstica.  Consequentemente, para a efetividade no desenvolvimento, foi necessário à realização minuciosa do trabalho por meio de clareza na dicção da pronuncia das palavras para proporcionar aos alunos ampliação de seus conhecimentos sobre a leitura e a escrita.  A pesquisa aborda fundamentação teórica de autores que em suas pesquisas comprovam a efetividade do método e também a importância da identidade docente.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

ROMERA, V.; ARAÚJO, R. N. Alfabetização: a efetividade do método fônico. Revista Processando o Saber, v. 14, n. 01, p. 216-228, 18 maio 2022.