The importance of endomarketing in the corporate environment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15485718

Keywords:

Endomarketing, Communication, Employees

Abstract

In times of crisis, internal marketing helps to establish transparent internal communication focused on the human factor. Therefore, validating the action that employees remain productive and maintain performance at work, having more engagement and motivation. Lately, companies seek a satisfactory mutual exchange relationship. In this way of thinking, marketing tools, especially communication, seek to bring people closer to this reciprocity. Which is used to develop new ideas and collaborate with the alignment of employees in relation to the companies' goals, causes and speeches, which is crucial for the company's growth and success. The present study proposes an understanding of the importance of internal marketing in the corporate environment, demonstrating how marketing began, evaluating aspects such as internal marketing and its application in this environment, being the main objective. This action seeks to improve results by focusing on employees. The methodology used was based on research, analysis of databases available for public consultation on statistics websites and information on the subject.

KEY-WORDS: 

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARBOSA, Marcos Paulo. A importância do endomarketing para uma comunicação eficaz. Disponível em: <https://www.plantareducacao.com.br/endomarketing-comunicacao/>. Acesso em: 30 de março de 2024.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Makron Books, 2000.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010.

BRUM, Analisa de Medeiros; Andressa de Medeiros Brum. Endomarketing estratégico: Como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017. BWG. Qual é a importância do endomarketing para as empresas? Disponível em:

<https://www.bwg.com.br/importancia-do-endomarketing/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Qualimark, 2005.

CLOSS, Danieli. Ações de endomarketing sem custos. Disponível em:

<https://endomarketing.tv/acoes-de-endomarketing-sem-custos/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. (3.E.d.). Rio de janeiro: Elsevier. 2009.

CRUZ, Leonardo. O que é endomarketing: principais ações, exemplos e estratégias. Disponível em: <https://www.creditas.com/rh-estrategico/o-que-e-endomarketingprincipaisacoes-exemplos-e-estrategias/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2. Ed. rev. e atual. Brasília: Casas da Musas, 2012.

FERREIRA, Aurélio. Buarque. Holanda. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

IVO, Diego. O que é Marketing: do conceito às principais estratégias. Disponível em:

<https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-marketing-do-conceito-asprincipaisestrategias/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas.1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall. 2000.

KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin. Administração de Marketing.1 4 ed. São Paulo.Pearson. 2012.

KOTLER, Philip. et. al. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante. 2017.

MIGRE SEU NEGÓCIO. A origem do marketing e sua história. Disponível em: <https://migreseunegocio.com.br/a-origem-do-marketing-e-sua-historia/>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

NOVO, Benigno Núñez. Metodologia de pesquisa. Disponível em:

<https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/metodologia-de-pesquisa.htm>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

ONIMARU, Thalita. Dicas para desenvolver uma estratégia de endomarketing na sua empresa. Disponível em: <https://www.alura.com.br/empresas/artigos/endomarketing#qualoobjetivo-do-endomarketing-e-seus-pilares?>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

RABELLO, Guilherme. Endomarketing: como é e como se relaciona com RH. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/gestaodeequipe/endomarketing/#:~:text=Como%20funciona%20o%20endomarketing%3F,da%20em pr esa%20como%20um%20todo. Acesso em: 25 abril de 2024.

RODRIGUES, Ilma Garcia da Silva. A importância das ações de endomarketing para a valorização do capital humano e o crescimento das organizações. – Campo do Saber – Revista Científica Interdisciplinar, Paraíba, v. 3, n. 2, p. 67-83, jul/dez. 2007. Disponível em: <https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/81. Acesso em: 25 de maio de 2024.

RODRIGUES, Ricardo Rosseto. Fundamentos de Marketing. 1ª ed. Rio de Janeiro: Estácio. 2014.

SPADA, Alexandre. A Evolução do Marketing: do 1.0 (Tradicional) ao 4.0 (Digital).2020. Disponível em: https://alexandrespada.com.br/evolucao-do-marketing/. Acessado em: 25 de maio de 2024.

SELLUP – RH DIGITAL E AUTOMATIZADO. Endomarketing: o que é e como aplicar. Disponível em: <https://sellup-hr.com.br/endomarketing-o-que-e-ecomoaplicar/#Fundamentos_do_endomarketing>. Acesso em 25 de maio de 2024.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010.

THEODORO, Juliana. Comunicação. Disponível em: <https://www.significados.com.br/comunicacao/>. Acesso em: 25 de maio de 2024.

TOMASI, Carolina; João Bosco Medeiros. Comunicação Empresarial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

TUMELERO, Naína. Metodologia de pesquisa: guia completo de como fazer uma. 2019. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/metodologia-de-pesquisa/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.

VASCONCELOS, Sanny. Comunicação interna: significado, exemplos e guia de como aplicar! 2021. Disponível em: <https://blog.solides.com.br/comunicacao-interna/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.

Published

2025-06-06

How to Cite

ALVES, M. C. da A.; … SILVA, E. J.; The importance of endomarketing in the corporate environment. Revista Processando o Saber, v. 17, n. 01, 165-180, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15485718. Available at: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/388. Accessed: 20 aug. 2025.

Issue

Section

Tecnologia em Gestão Empresarial