O jornalismo e as novas formas de financiamento de projetos de comunicação nas mídias digitais

Autores

  • Alessandro José Padin Ferreira

Palavras-chave:

Jornalismo, Internet, Empreendedorismo

Resumo

A sustentabilidade financeira dos veículos tradicionais de comunicação como jornais impressos, revistas, rádios e TVs está sendo afetada pelas novas plataformas digitais que compartilham conteúdo como: Facebook, Google e Youtube. Esta ruptura tem inspirado iniciativas que trazem novas formas de financiamento de projetos jornalísticos como blogs e sites monetizados, jornalismo colaborativo, aplicativos e marketing de conteúdo. Este artigo relaciona alguns modelos que podem ser considerados sustentáveis neste cenário de mudanças e quais os impactos disso na produção jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABERT. Entidades interrompem Projeto Inter-Meios. Disponível em: <http://www.abert. org.br/web/index.php/clippingmenu/item/24155-entidades-interrompem-projeto-inter-meios/>. Acesso em: 27 jun. 2016.

AFILIADOS BRASIL. O que é Marketing de Afiliados. 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016.

AOS FATOS. Saiba como nos apoiar. 2018. AF. Disponível em: <https://aosfatos.org/ apoie/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

IBMAfiliados. Perfil do Marketing de Afiliados no Brasil. São Paulo: 2016.

BEGUOCI, Leandro. A Reinvenção do Jornalismo. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016.

BERGER, Jonah. Contágio: Por que as coisas pegam. Rio de janeiro: Leya, 2014.

CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

FOLHA DE SÃO PAULO. Folha deixa de publicar conteúdo no Facebook. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/folha-deixa-de-publicar-conteudo-no-facebook.shtml/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KOVACH, Bill. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

MATTELART, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

MEIO&MENSAGEM. Brasil perdeu oito jornais em 6 anos. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016.

NEXO. Jornal digital. 2018. Disponível em: < https://www.nexojornal.com.br/assine/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

NOVAES, Vinicius. Publicidade online movimenta R$ 9,3 bilhões em 2015. 2016. Disponível em:<http://propmark.com.br/digital/publicidade-online-movimenta-r-93-bilhoes-em-2015/>. Acesso em: 27 jun. 2016.

ORRICO, Alexandre. 13 sites que querem mudar o jornalismo brasileiro, 2015. Disponível em:< https://www.buzzfeed.com/alexandreorrico/projetos-querem-mudar-o-jornalismo-brasileiro?utm_term=.mjGbPvEZo#.yqOJKEw3g/>. Acesso em: 27 jun. 2016.

PADIN FERREIRA, Alessandro José. A vez do Marketing de Afiliados. Afiliados Magazine, São Paulo, n.4, p.46-48, jun., 2017.

PIMENTA, Angela. Há luz no fim do túnel dos jornais impressos? 2015. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/ha-luz-no-fim-do-tunel-dos-jornais-impressos//>. Acesso em: 16 de nov. 2014.

RPM. Pedalando pelo mundo leva ciclista à Califórnia. Rodando pelo Mundo. 2017. Disponível em: < http://www.rodandopelomundo.com/2017/12/06/pedalando-pelo-mundo-leva-ciclista-california/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

TELA VIVA. Publicidade teve queda em 2015, descontada a inflação. Disponível em: <http://convergecom.com.br/telaviva/paytv/24/02/2016/publicidade-teve-crescimento-real-abaixo-de-1-em-2015/>. Acesso em: 27 jun. 2016.

VOXNEWS. Isabela Ventura – diretora geral da Lomadee. 2016. Disponível em: <http://voxnews.com.br/isabela-ventura-diretora-geral-da-lomadee/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço de Dante à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

XAVIER, Adilson. Storytelling: histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro: Best.Business, 2015. Disponível em: <http://www.record.com.br/images/livros/capitulo_Y03RaS.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2016.

Publicado

2019-10-01

Como Citar

FERREIRA, A. J. P. O jornalismo e as novas formas de financiamento de projetos de comunicação nas mídias digitais. Revista Processando o Saber, v. 11, p. 21-30, 1 out. 2019.

Edição

Seção

Comunicação