A escola dos ODS
práticas educativas para realizar direitos na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.20045530Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Educação Básica, Inovação, Direitos Humanos, Pesquisa-AçãoResumo
O artigo examina uma experiência pedagógica interdisciplinar desenvolvida em cinco turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como eixo estruturador do currículo. O objetivo foi integrar a disciplina de História à realização dos direitos humanos, por meio de pesquisa-ação que mobilizou os estudantes na identificação de demandas do território e na elaboração de projetos de intervenção ao longo de três trimestres. Os dados foram registrados em planilha colaborativa e analisados sob abordagem quantitativa e qualitativa. Foram identificados 27 projetos vinculados aos 17 ODS. As ações foram organizadas em quatro categorias: artístico-comunicativas, ambientais-práticas, educativo-sociais e tecnológico-inovadoras, evidenciando o desenvolvimento de colaboração, pensamento crítico e responsabilidade ética. A experiência demonstrou potencial de inovação educacional ao promover protagonismo discente e a tradução de agendas globais em propostas locais contextualizadas. Conclui-se que a escola pública constitui espaço estratégico para a formação cidadã e a realização de direitos, destacando-se a importância de fortalecer articulações entre diferentes níveis educacionais em favor da sustentabilidade.
Downloads
Referências
AKAMINE, Mariana de Barros Casagranda; OLIVEIRA, Edilene Maria de; SHIOTA, Hanae Caroline Quintana. A Rota de Integração Latino-Americana (RILA): os desafios da educação sob a ótica dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Interações, Campo Grande, v. 24, n. 4, 2023.
ARTAXO, Paulo. COP-30 e o agravamento da crise climática – caminhos para a construção de uma sociedade sustentável. Estudos Avançados, São Paulo, v. 39, n. 114, 2025.
BRITO, Renato de Oliveira; CUNHA, Célio da; SIVERES, Luiz. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.
BRITO, Renato de Oliveira; SIVERES, Luíz; CUNHA, Célio da. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 610-630, 2019.
GHILARDI-LOPES, Natalia P. et al. Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 26, 2023.
MORENO, Mariana dos Santos; PERUSI, Maria Cristina. A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente. Geopauta, Vitória da Conquista, v. 8, 2024.
NOVAIS, Valéria Silva de Moraes; AKKARI, Abdeljalil. A Educação de jovens e adultos na perspectiva das agendas internacionais e no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 32, n. 122, 2024.
PEREIRA, Maria Luisa Alves; MESSIAS, Iracimara de Anchieta. Trabalho decente e sustentável em cooperativa de materiais recicláveis. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 50, 2025.
SOUZA, Barbara Silva e; SOUZA, Ricardo Gabbay de; FERREIRA, Arthur Bispo; FIORE, Fabiana Alves. Definição de Indicadores de Sustentabilidade Aplicáveis a Unidades Educacionais. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 27, 2024.
TOVAR MORA, Danilo; POZA VILCHES, Maria de Fátima; LADINO OSPINA, Yolanda. Evaluación de la sostenibilidad en instituciones educativas colombianas: Estudio de Casos. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 25, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Revista Processando o Saber

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.















