A comunicação e sua relação com a competência, o profissional de secretariado e a organização

Autores

  • Esmeralda Aparecida Oliveira Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Mariluz Ferreira Bento Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação, Competência, Profissional de Secretariado, Organização

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da comunicação nas relações profissionais. Para isso, é identificado o conceito de comunicação, demonstrado o seu processo, suas vantagens e desvantagens. Identificam-se, também, as barreiras à comunicação eficaz e as ferramentas para torná-la eficiente. Apresenta-se, ainda, a comunicação como competência, requisito altamente necessário e valorizado pelas organizações de qualquer área profissional. Para exemplificar a relação de ambos os conceitos, no contexto organizacional, foi selecionado o profissional de secretariado, uma vez que o assunto em pauta é fundamental para a sua atuação no desempenho de suas atividades cotidianas. Por fim, o trabalho visa a discutir a comunicação como fator de competitividade para o negócio. Nesse sentido, o trabalho compreende a pesquisa bibliográfica, sobre a importância da comunicação e sua relação como competência para o indivíduo, no sentido de orientá-lo ao alcance dos resultados esperados pelas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUENO Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.

FLEURY Maria Tereza Leme Fleury; FLEURY Afonso. RAC, Edição Especial, 2001.

FRANÇA Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos PRH – Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMIGNA Maria Rita. Modelo de competências e Gestão dos Talentos. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall – BR, 2007.

MARTINS Dileta Silveira; ZILBERKNOP Lúbia Scliar. Português Instrumental: de Acordo com as Atuais Normas da ABNT. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAZULO Roseli, LIENDO Sandra. Secretária. Rotina Gerencial, Habilidades Comportamentais e Plano de Carreira. São Paulo: SENAC, 2010.

ROBBINS P. Stephen; JUDGE A.; SOBRAL Filipe Timothy. Comportamento Organizacional. 14. Ed. São Paulo: Pearson Education BR, 2011.

ROBBINS P. Stephen; DECENZO A. David; WOLTER Robert. Fundamentos de Gestão de Pessoas. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

TEIXEIRA, Leonardo. Comunicação na Empresa. São Paulo: FGV, 2007.

TOMASI, Carolina, MEDEIROS, João Bosco. Comunicação Empresarial. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Publicado

2016-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, E. A.; BENTO, M. F. A comunicação e sua relação com a competência, o profissional de secretariado e a organização. Revista Processando o Saber, v. 8, p. 64-80, 1 out. 2016.

Edição

Seção

Comunicação