Sra Motors

Autores

  • Amanda dos Santos Araujo Fatec Praia Grande
  • Brenda Alisson Moreira Fatec Praia Grande
  • Tais Freitas Santana Fatec Praia Grande
  • Carlos Eduardo Dezan Scopinho Fatec Praia Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17281851

Palavras-chave:

Transparência, Confiança, Empoderamento Feminino, Segurança

Resumo

O plano de negócio da Sra. Motors tem como principal objetivo oferecer uma experiência diferenciada e acolhedora no setor automotivo, especialmente voltado para atender às necessidades do público feminino. A proposta busca criar um ambiente de confiança e empatia, onde as clientes se sintam valorizadas e compreendidas. A Sra. Motors se destaca por contar com uma equipe formada exclusivamente por mulheres, proporcionando um atendimento personalizado e transparente, com explicações detalhadas dos serviços realizados, incluindo vídeos demonstrativos que mostram os procedimentos e suas implicações. A oficina oferecerá uma gama completa de serviços automotivos, com foco na qualidade, segurança e praticidade. Além disso, a Sra. Motors valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade social, implementando práticas que buscam reduzir o impacto ambiental e promover a inclusão no mercado de trabalho. Com base no plano financeiro desenvolvido, a Sra. Motors demonstrou boa viabilidade econômica e financeira, evidenciando o potencial de retorno sobre o investimento, especialmente em um mercado crescente e com demandas específicas ainda pouco exploradas.

Referências

ANDRADE, Fabiola Juliana Rubim De. “O EMPODERAMENTO DA MULHER”: Um Estudo Empírico Da Feira Do Produtor De Toledo/PR. Publicação elaborada pela Biblioteca Universitária Estadual do oeste do Paraná-Unioeste. Toledo, PR. 2010, p. 24. Disponível em: http://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-129146/o-empoderamento-da-mulher--um-estudo-empirico-da-feira-do-produtor-de-toledopr. Acesso em: 15 out. 2024.ALVES, M. M. (2011).

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade Gerencial. Tradução: André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. São Paulo: atlas, 2000. Acesso em: 03 nov. 2024.

Aumento das mulheres habilitadas: como esse movimento tem impactado o mercado de motos no Brasil - Motor Show. (2024, julho 1). Revista Motor Show. Disponível em: https://motorshow.com.br/aumento-das-mulheres-habilitadas-como-esse-movimento-tem-impactado-o-mercado-de-motos-no-brasil/. Acesso em: 09 out. 2024.

Baixada Santista: cidades têm recorde de furtos em 2023 - 27/01/2024 - Cotidiano - Folha. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/01/guaruja-sao-vicente-praia-grande-e-bertioga-tem-recorde-de-furtos-em-2023.shtml>. Acesso em: 9 abr. 2024.

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. (2007) Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson

BLOCHER, Edward J.; STOUT, David E.; JURAS, Paul E. Gestão de custos: Uma Ênfase estratégica, - 6. Ed. Internacional, 2012. Acesso em: 03 nov. 2024.

Brasil. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo e o mercado. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

BRASIL. Ministério do Turismo. (2022). Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Brasília, Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/plano-nacional-do-turismo. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRASIL. Ministério do Turismo. (2018). Programa Conheça o Brasil Cívico ganha reforço de novos segmentos turísticos. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/programa-conheca-o-brasil-civico-ganha-reforco-de-novos-segmentos-turisticos>. Acesso em: 15 abr. 2024.

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

BORDEAUX-REGO, Ricardo; PAULO, Goret Pereira; SPRITZER, Ilda Maria de Paiva; ZOTES, Luis Pérez. Viabilidade econômico-financeira de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/185993/001083140.pdf?sequence=1&i. Acesso em: 03 nov. 2024.

BOTSMAN, Rachel. (2010). (Is.d.]). What's Mine Is Yours: The Rise of Collaborative Consumption.

CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão da inovação. Curitiba, PR: Aymará Educação, 2011. 136 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a sistemas, organização e métodos - SO&M. Barueri: Manole, 2010, 230 . p.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Acesso em: 29 abr. 2024.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier 2005. Acesso em: 30 mar. 2024.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Acesso em: 27 mar. 2024.

CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), Ministério da Economia, Brasil.

CORRÊA, Henrique Luiz; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

CRUZ, Vanessa Lopes; MOTA, Kátia Maria; PERINOTTO, André Riani Costa. (2012). Redes sociais na internet: Estratégia para divulgação das potencialidades turística do Piauí-Brasil. Rosa dos Ventos, 4 (1), 77-88. Acesso em: 08 abr. 2024.

DAFT, Richard L. Study Guide for Daft S Management. 9. ed. Mason, OH, USA: South-Western, 2009.

DA SILVA, Laisla Thaís. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 12, n. 01, p. 110 - 128, nov. 2019. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2843>. Acesso em: 23 apr. 2024.

DAVID, Fred R.; DAVID, Forest R. (2017). Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts and Cases. Pearson.

DAYCHOUM, Merhi. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 1. Ed. São Paulo: BRASPORT, 2007. Acesso em: 29 abr. 2024.

DE ANDRADE, Bianca Lopes dos Santos; et al. et al. AS MÍDIAS SOCIAIS E OS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA

PROMOÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, p. 42, 2018.

DE MIRANDA, Maria Isabel Pires. Os eventos como contributo para a diferenciação de um destino turístico. [s.l.] Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2012.

DE OLIVEIRA, Josmária Lima Ribeiro; DE JESUS, José Carlos Santos; De Oliveira, Sidney Lino. Custos de comercialização da exportação de cafés especiais por uma cooperativa do Sul de Minas Gerais. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2004. Acesso em: 20 set. 2024.

DRURY, Colin. Management and Cost Accounting. 4º. Ed. London: Internacional Thonson Business Press, 1996. Acesso em: 03 nov. 2024.

DOBSON, Philip; STARKEY, Ken; RICHARDS, John. (2004). Gestão Estratégica: Questões e Casos. Publicação Blackwell.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Acesso em: 20 set. 2024.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. Acesso em: 20 set. 2024.

DUTRA, René Gomes; Custos, Uma Abordagem Prática. 5ª edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2003. Acesso em: 03 nov. 2024.

FROTA, Luiz Felipe de Melo et al. Os investimentos fixos voltados à melhoria da qualidade e Microempresa industrial de panificação na cidade de Manaus. 2016. Acesso em: 20 set. 2024.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira / Lawrence J. Gitman; tradução Allan Vidigal Hastings; revisão técnica Jean Jacques Salim. - 12. Ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Acesso em: 03 nov. 2024.

GUO, Chao; NUNES, Miguel Baptista. Using PEST Analysis as a Tool for Refining and Focusing Contexts for Information Systems. 6th European Conference on Research Methodology ofr Business and Management Studies. Lisbon, Portugal, pp 229-236.

HORNGREN, Charles T.; KIMMEL, Paul D.; WEYGANDT, Jerry J. Cost accounting: a managerial emphasis.15 ed. Prentice Hall, 2015. Acesso em: 03 nov. 2024.

JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard.. Exploring Corporate Strategy, 8th edition, (2008), Pearson.

KAMPYLIS, Panagiotis; BOCCONI, Stefania; PUNIE, Yves. (2012). Towards a Mapping Framework of ICT-enabled Innovation for Learning. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2012European Commission - Joint Research Center -.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. Acesso em: 29 abr. 2024.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15. ed. [s.l.] Pearson Universidades, 2019. . Acesso em: 07 mai. 2024.

LINS, Luiz dos Santos; FRANCISCO FILHO, José. Fundamentos e Análise das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Interativa. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Acesso em: 03 nov. 2024.

MACHADO, Ana Paula. Equidade de gênero ainda é um desafio no setor automotivo. 7 mar. 2024. Disponível em: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/equidade-de-genero-ainda-e-um-desafio-no-setor-automotivo/. Acesso em: 15 out. 2024.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica / José Carlos Marion. - 10. Ed. - 2. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009. Acesso em: 03 nov. 2024.

MARTINS, Eliseu. Análise didática das demonstrações contábeis/Eliseu Martins, Gilberto Miranda, Josedilton Diniz. - São Paulo: Atlas, 2017.

MAZARO, Rosana Mara. Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 1, p. 1–18, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i1p1-18. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108119. Acesso em: 15 abr. 2024.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MCKINLEY-FLOYD, Lydia; SHRESTHA, Nanda. Segmentation strategies for non-profits: mining the emerging market of "black gold". The Journal of Business & Industrial Marketing, Santa Barbara, EUA, n. 6, 2008.

Mulheres na Oficina Mecânica: Desafios e Conquistas. (2023, julho 19). Blog Actana. Disponível em: https://actana.com.br/blog/mulheres-na-oficina-mecanica-desafios-e-conquistas/. Acesso em: 09 out. 2024.

Movami - Cresce o número de mulheres habilitadas para dirigir no Brasil. 15 fev. 2023. Disponível em: https://movami.com.br/post/249/cresce-o-numero-de-mulheres-habilitadas-para-dirigir-no-brasil. Acesso em: 09 out. 2024.

NICHOLS, Wallace J. Blue Mind: The Surprising Science That Shows How Being Near, In, On, or Under Water Can Make You Happier, Healthier, More Connect: The Surprising ... More Connected, and Better at What You Do. 1. ed. [S. l.]: Back Bay Books, 2015. 368 p.

NOMURA, Marina. Mulheres e as oficinas mecânicas: seu negócio está preparado para recebê-las? - Mais Automotive. 8 mar. 2024. Disponível em: https://maisautomotive.com.br/mulheres-e-as-oficinas-mecanicas-seu-negocio-esta-preparado-para-recebe-las/#:~:text=É%20essencial%20incluir%20profissionais%20mulheres,os%20consumidores%20do%20mesmo%20gênero. Acesso em: 15 out. 2024.

OLIVEIRA, Larissa S. A., Os Conceitos de Missão, Visão e Valores como Parte Essencial no Desenvolvimento dos Colaboradores Focando em Resultados de Longo Prazo. 2009. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário UNA. Departamento de Gestão Estratégica de Pessoas, Belo Horizonte, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceito, metodologia e práticas. 27. ed. Atlas: São Paulo, 2010.

O'Reilly, T. (2018). WTF?: What's the future and why it's up to us. Random House Business Books.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation:A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Wiley, 2010.

O Papel das redes sociais no turismo: Uma análise da situação das agências de turismo no Distrito Federal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Distrito Federal, DF. Acesso em: 08 abr. 2024.

PADOVEZE, Clóvis Luís; BENEDICTO, Gideon Carvalho de; Análise Das Demonstrações Financeiras. 3º Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Ed. Cengage Learning, 2011. Acesso em: 03 nov. 2024.

PEREIRA, Daniel. Mapa de Empatia: O que é. O Analista de modelos de negócios. [S.I], 2017. Disponível em: https://analistamodelosdenegocios.com.br/mapa-de-empatia-o-que-e/. Acesso em: 10 dez. 2017.

PORTAL ONSV. A mulher no trânsito. 8 mar. 2024. Disponível em: https://www.onsv.org.br/blog-do-observatorio/a-mulher-no-transito. Acesso em: 09 out. 2024.

PORTER, Michael, Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 2 ed, Rio de Janeiro, Elsevier, 2004,

PORTER, Michael. Estratégia – A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1980. Acesso em: 03 nov. 2024.

POTIGUAR NOTÍCIAS. Mulheres no volante: o crescimento da presença feminina no trânsito brasileiro. 16 maio 2024. Disponível em: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/57772/mulheres-no-volante-o-crescimento-da-presenca-feminina-no-transito-brasileiro. Acesso em: 15 out. 2024.

QUAISER, Paula. Mapa de Empatia, o que é?. Canvas Academy. [S.I], [2017]. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2017.

Quanto custa passar um dia na praia no Litoral Norte de SP? Veja preço de porções e bebidas. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2023/11/18/quanto-custa-passar-um-dia-na-praia-no-litoral-norte-de-sp-veja-preco-de-porcoes-e-bebidas.ghtml>. Acesso em: 9 abr. 2024.

REIS, Tiago. Depreciação: como calcular e analisar esse conceito contábil. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/depreciacao/. Acesso em: 20 set. 2024.

RIATO, Giovanna. Presença Feminina no Setor Automotivo: Automotive Business. Pesquisa e debates. 1 edição 2018. p.1. Disponível em: https://www.mulheresautomotivas.com.br/singlepost/2018/02/08/Como-come%C3%A7ar-o-debate-de-igualdade-de-g%C3%AAnero-na-minha-empresa. Acesso em: 15 out. 2024.

RONEI, Sergio. Plano de Negócio. Disponível em: https://meunegociopassoapasso.com.br/5-plano-de-negocio/. Acesso em: 20 set. 2024.

RONEI, Sergio. Plano de Negócio. Disponível em: https://meunegociopassoapasso.com.br/5-plano-de-negocio/. Acesso em: 20 set. 2024.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como Elaborar um Plano de Negócios. v1. ed. Brasília: SEBRAE, 2013. 80-164 p. Acesso em: 20 set. 2024.

ROSA, Cláudio Afrânio. Modelo de negócios: manual do participante. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013. Acesso em: 20 set. 2024.

ROSS, Stephen A. Administração Financeira. 10. ed. Porto Alegre, RS: AMGH, 2015. Acesso em: 03 nov. 2024.

SAWHNEY, Mohanbir; WOLCOTT, Robert C.; ARRONIZ, Inigo. (2006). The 12 Different Ways for Companies to Innovate. MIT Sloan Management Review, Spring, p. 75-81.

SCHOTTEN, Patricia Cristina; FRITZ, Tatiane Debia Furlan; FACHIN, Suzana; SANTOLINI, Renan. (2017). MODELO VRIO : Análise da Aplicação em uma Empresa do Ramo de Metais Sanitários da Região Noroeste do Paraná. Congresso Internacional de Administração, ISSN: 2175 - 7623.

SCORSOLINI-COMIN, F. Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho. Psico, [S. l.], v. 43, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/8055. Acesso em: 22 abr. 2024

SEBRAE - Como elaborar um plano de negócios. 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5327221/mod_resource/content/1/SEBRAE.P DF. Acesso em: 03 nov. 2024.

Sebrae. Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica - Sebrae. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 3 maio. 2024.

Sebrae (2023). Estratégias de diferenciação: o que nos torna únicos à concorrência?- Sebrae. Disponível em: < https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estrategias-de-diferenciacao-o-que-nos-torna-unicos-a-concorrencia,f472d66923156810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em: 09 mai. 2024.

Sebrae (2023). Conheças as principais formas jurídicas das empresas - Sebrae. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/caracteristicas-das-empresas-pela-forma-juridica,813ae3ae7d316410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 22 abr. 2024.

Sebrae (2023). Como fazer uma boa análise de mercado - Sebrae. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-fazer-uma-boa-analise-de-mercado,2061b189deb36810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em: 6 maio. 2024.

Sebrae (2023). Turismo de verão aquece os negócios e aumenta os lucros -. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/turismo-de-verao-aquece-os-negocios-e-aumenta-os-lucros,758390201cc95810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em: 15 abr. 2024.

Sebrae (2023). Turismo de sol e praia: os preferidos no Brasil -. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/turismo-de-sol-e-praia-os-preferidos-no-brasil,465775b5cbf76810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 03 abr. 2024.

Sebrae (2022).Entenda a importância da inovação para a sua empresa - Sebrae. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-importancia-da-inovacao-para-a-sua-empresa,4bbf0a088aa32810VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em: 15 abr. 2024.

Sebrae (2019).Plano de negócio: foco nos objetivos e metas do empreendimento - Sebrae. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/defina-o-conceito-e-planeje-o-seu-negocio,88aaf3221b385410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 22 abr. 2024.

Sebrae (2021). Business Model Canvas: como construir seu modelo de negócio? Disponível em: <https://digital.sebraers.com.br/blog/estrategia/business-model-canvas-como-construir-seu-modelo-de-negocio/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

______. Simples Nacional. Disponível em: <https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/documentos/pagina.aspx?id=3>. Acesso em: 2 maio. 2024.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção.2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SOUZA, André Frazão. Fluxogramas: Ferramentas para a gestão da qualidade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol. 5, nº 13, 2003, pp. 51-61. Acesso em: 1 mai. 2024.

SOUSA, Ricardo; NEVES, José. (2017). Inovação no turismo: Uma revisão da literatura. Em Turismo e inovação: Tendências e desafios (p. 31-45).

TAMAYO, Álvaro; BORGES, Livia de Oliveira Estrutura Cognitiva do Significado do Trabalho. Revista Psicologia: organizações e trabalho, Florianópolis, v.1, n.2, p.11-44, jul./dez. 2001.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

WHEELEN, Thomas L.; HUNGER, J. David; HOFFMAN, Alan N.; BAMFORD, Charles E. (2017). Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation, and Sustainability. Pearson.

ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L.; PARASURAMAN, A. The (1996). The behavioral consequences of service quality. Journal of marketing, 60(2), 31-46

ZENONE, Luiz Claudio. Marketing de relacionamento: tecnologia, processos e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

ARAUJO, A. dos S.; MOREIRA, B. A.; SANTANA, T. F.; SCOPINHO, C. E. D. Sra Motors. Revista Visão de Negócios, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 275–360, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17281851. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revistavn/index.php/vn/article/view/7. Acesso em: 16 nov. 2025.

Edição

Seção

Plano de Negócios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)