Eficácia e impacto na experiência do cliente

um estudo sobre os modelos generativos ChatGPT e Gemini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15486309

Palavras-chave:

modelos generativos; inteligência artificial (IA); experiência do cliente; fidelização; personalização.

Resumo

Este estudo analisa a aplicação dos modelos generativos ChatGPT (OpenAI) e Gemini (Google DeepMind) na fidelização e engajamento de clientes. Por meio de análise comparativa, identificamos que o Gemini se destaca em tarefas multimodais, como reconhecimento visual, enquanto o ChatGPT é mais eficaz em interações textuais e personalização. A escolha do modelo deve considerar o contexto de aplicação e o perfil do usuário. Discutimos limitações técnicas e o potencial dessas tecnologias na construção de relações mais eficazes entre empresas e consumidores. Concluímos que ambos os modelos oferecem benefícios significativos (aumento de até 50% no engajamento e redução de 45% no tempo de resposta), mas sua eficácia depende de implementação estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOMMASANI, Rishi. On the Opportunities and Risks of Foundation Models. ArXiv, [s. l.], 16 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2108.07258. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2108.07258. Acesso em: 1 out. 2024.

BUBECK, Sébastien et al. Sparks of Artificial General Intelligence: Early experiments with GPT-4. Arxiv, [s. l.], 22 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2303.12712. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2303.12712. Acesso em: 2 out. 2024.

CDO TIMES. Coca-Cola's digital transformation: Leveraging technology for enhanced customer experience, channel partner engagement, and internal innovation. Disponível em: https://cdotimes.com/2024/06/18/coca-colas-digital-transformation-leveraging-technology-for-enhanced-customer-experience-channel-partner-engagement-and-internal-innovation/. Acesso em: 28 out. 2024.

CHATGPT. Coca-Cola se une ao ChatGPT. Disponível em: https://chatgpt.com.br/coca-cola-se-une-ao-chatgpt/#:~:text=A%20parceria%20permitir%C3%A1%20que%20a,respostas%20de%20atendimento%20ao%20cliente. Acesso em: 10 nov. 2024.

CHATGPT e Mercedes: Tudo sobre a incorporação do bot como assistente de voz. BAMAQ Automóveis, [s. l.], 22 set. 2023. Disponível em: https://www.bamaqmercedesbenz.com.br/blog/chatgpt-e-mercedes. Acesso em: 29 out. 2024.

CREATING the impossible ad with AI: Tombras. Think with Google, [s. l.], out. 2024. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/automation/tombras-ai-powered-ad-campaign/. Acesso em: 27 out. 2024.

GOOGLE DEEPMIND. Gemini 2.0. 2024. Disponível em: https://deepmind.google/technologies/gemini/. Acesso em: 2 out. 2024.

KPMG. Customer experience in the new reality. 2020. Disponível em: https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/xx/pdf/2020/07/customer-experience-in-the-new-reality.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.

MCKINSEY & COMPANY. What is generative AI? 2022. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-generative-ai#/. Acesso em: 2 out. 2024.

MERCEDES and Toyota Usher in a New Era for the Vehicle Industry with ChatGPT. Markets and markets, [s. l.], 20 jun. 2023. Disponível em: https://www.marketsandmarkets.com/industry-news/Mercedes-And-Toyota-Usher-In-A-New-Era-For-The-Vehicle-Industry-With-ChatGPT. Acesso em: 22 out. 2024.

PUTHIYAMADAM, Tom. Experience is everything: Here’s how to get it right. PwC, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.pwc.com/us/en/advisory-services/publications/consumer-intelligence-series/pwc-consumer-intelligence-series-customer-experience.pdf. Acesso em: 1 out. 2024.

SAMAIS VAREJO. Estudo Indica que Acréscimo de 5% nas Ações de Retenção Pode Gerar Aumento de 95% no Lucro. Disponível em: https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/estudo-indica-que-acrescimo-de-5pct-nas-acoes-de-retencao-pode-gerar-aumento-de-95pct-no-lucro. Acesso em: 10 dez. 2024.

SNAP Inc. Partners with Google Cloud to Power Multi-Modal Generative AI Experiences Within its My AI Chatbot. Google Cloud, [s. l.], 24 set. 2024. Disponível em: https://www.googlecloudpresscorner.com/2024-09-24-Snap-Inc-Partners-with-Google-Cloud-to-Power-Multi-Modal-Generative-AI-Experiences-Within-its-My-AI-Chatbot. Acesso em: 21 out. 2024.

THE 2024 LIONS Creativity Rankings are released. Cannes Lions, [s. l.], 12 set. 2024. Disponível em: https://www.canneslions.com/news/the-2024-lions-creativity-report-rankings-are-released. Acesso em: 24 out. 2024.

WORLD premiere at CES: Volkswagen integrates ChatGPT into its vehicles. Volkswagen newsroom, [s. l.], 1 ago. 2024. Disponível em: https://www.volkswagen-newsroom.com/en/press-releases/world-premiere-at-ces-volkswagen-integrates-chatgpt-into-its-vehicles-18048. Acesso em: 22 out. 2024.

Publicado

2025-06-06

Como Citar

TAGAWA, T. Y. D.; AGUIAR, I. C.; … VILLANI, L.; Eficácia e impacto na experiência do cliente: um estudo sobre os modelos generativos ChatGPT e Gemini. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 197-211, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15486309. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/396. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas