E-Commerce Hermes

Authors

  • Santos Adriano Lucas Silva Fatec Praia Grande
  • Alves Victor Henrique Fatec Praia Grande
  • Vitor Mourão Santos Fatec Praia Grande
  • Miriam Vidal Correia Franzese Fatec Praia Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17281773

Keywords:

E-commerce, Marketplace, Import

Abstract

This business plan refers to an e-commerce service company focused on Management and Marketplace, aimed at supporting and streamlining these processes for importers and sellers in the Baixada Santista region and across Brazil. The key differentiator will be offering this type of service in the region, as companies focused on e-commerce businesses are usually dedicated to ancillary services or consulting in Marketing and/or Marketplace management. The proposal of this business plan seeks to target two main audiences: local sellers and resellers who want to enter the world of virtual commerce through marketplaces, and importers who purchase products from other countries and receive their shipments through the Port of Santos. The idea is to capitalize on this interesting opportunity, that is, to leverage and explore the presence of transport companies in the Port of Santos to foster e-commerce businesses in Brazil, a practice experiencing steady and significant growth in the country.

References

ANNA CAROLINA NEIVA. Edrone. E-commerce no Brasil: dados de um mercado em expansão. dados de um mercado em expansão. 2022. Disponível em: https://edrone.me/pt/blog/dados-ecommerce-brasil#perfil-do-consumidor-do-e-commerce-no-brasil. Acesso em: 03 ago. 2024.

AZEVEDO, Paulo Soares de. Manual de procedimentos de consultora nas micro e pequenas empresas. Goiânia: SEBRAE, 2001. BLACK FRIDAY. São Paulo: Sebrae, 22 out. 2024. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/precificacao-de-produtosvenda-mais-que-a-concorrencia-na-blackfriday,847b7485764b3810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 22 out. 2024.

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Tradução de Maria Clara de Biase. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 223 p.

CASAROTTO, Camila. Como fazer análise SWOT ou FOFA: confira o passo a passo completo com as melhores dicas. Confira o passo a passo completo com as melhores dicas. 2024. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/. Acesso em: 18 set. 2024.

COELHO, Henrique Guilherme de Amaro; DOMINGUEZ, Lobato. Diagnóstico e recomendações estratégicas numa empresa da restauração: contributos da análise de porter, swot e pestel. Fep Economia e Gestão, Porto, v. 1, n. 1, p. 1-68, set. 2016. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/87173/2/159722.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.

COMO USAR O CANVAS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO. Brasília: Portal Sebrae, 16 fev. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-usar-o-canvas-para-criar-o-seu-negocio,94f597ad1eb56810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024.

DA SILVA, Cleiton José. Análise dos concorrentes como ferramenta para a definição de preços. REVISTA LAGOS, v. 12, n. 2, p. 57-67, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.20401/lagos.12.2.374>. Acesso em: 07 de abr. de 2024.

DIAS, Cláudio. Desafios e oportunidades do e-commerce no Brasil: uma visão do mercado atual e futuro. Uma visão do mercado atual e futuro. 2023. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/desafios-eoportunidades-do-e-commerce-no-brasil-uma-visao-do-mercado-atual-e-futuro. Acesso em: 23 nov. 2024.

DOUGLAS DA SILVA (Brasil). Zendesk. O que é análise Pestel e como aplicar na sua empresa? Importância e fatores analisados. 2022. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/analise-pestel/. Acesso em: 22 nov. 2024.

DENIZOT, Alexandre Elias Ribeiro. As pequenas empresas de tecnologia da informação e comunicação do estado do Rio de Janeiro à luz do radar da inovação: identificação e análise dos principais obstáculos para os processos de inovação. Sistemas & Gestão, v. 9, n. 3, p. 394-405, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/vitor/Downloads/739-2605-2-PB.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

EMPREENDEDOR, VOCÊ CONHECE AS LINHAS DE CRÉDITO PARA EMPRESAS? São Paulo: Portal Sebrae, 28 out. 2022. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/empreendedor-voce-conheceas-linhas-de-credito-paraempresas,b2c8bd401ff83810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 25 ago. 2024.

ENTENDA COMO UTILIZAR O CANVAS NO SEU MODELO DE NEGÓCIO. Brasília: Portal Sebrae, 07 fev. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-como-utilizar-ocanvas-no-seu-modelo-denegocio,00bb40993ad26810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024

FANTI, Leonardo Donizete et al. O Uso das Técnicas de Valor Presente Líquido, Taxa de Interna de Retorno e Payback Descontado: Um Estudo de Viabilidade de Investimentos no Grupo Breda LTDA. Desafio Online, v. 3, n. 2, p. 127-143, 2015.

G4 EDUCAÇÃO. Business Model Canvas: o que é e como aplicar em sua empresa. o que é e como aplicar em sua empresa. 2024. Elaborado por: Lucas Bicudo. Disponível em: https://g4educacao.com/blog/business-model-canvas-o-que-e. Acesso em: 03 ago. 2024.

GIOURKA, Paraskevi; SANDERS, Mark; ANGELAKOGLOU, Komninos; PRAMANGIOULIS, Dionysis; NIKOLOPOULOS, Nikos; RAKOPOULOS, Dimitrios; TRYFERIDIS, Athanasios; TZOVARAS, Dimitrios. The Smart City Business Model Canvas—A Smart City Business Modeling Framework and Practical Tool. Energies, [S.L.], v. 12, n. 24, p. 4798, 16 dez. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/en12244798.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IKENAMI, Rodrigo Kazuo; GARNICA, Leonardo Augusto; RINGER, Naya Jayme. Ecossistemas de inovação: abordagem analítica da perspectiva empresarial para formulação de estratégias de interação. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-13, 11 mar. 2016. FUNDACE. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v7i1.232. Disponível em: https://racef.fundace.org.br/index.php/racef/article/view/232/pdf_13. Acesso em: 24 out. 2024.

INVESTIMENTO PARA STARTUPS: CONHEÇA O BOOTSTRAPPING. São Paulo: Portal Sebrae, 11 abr. 2023. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/investimento-para-startupsconheca-o-bootstrapping,b5b9afe6f0635810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 25 ago. 2024.

KALKHA, Hicham; KHIAT, Azeddine; BAHNASSE, Ayoub; OUAJJI, Hassan. The Rising Trends of Smart E-Commerce Logistics. Ieee Access, [S.L.], v. 11, n. 8, p. 33839-33857, mar. 2024. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/access.2023.3252566. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2543925123000190. Acesso em: 22 jul. 2024

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2012. Tradução de: Ana Beatriz Rodriguez. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/3472e2ca0932a98d7edbc110c8c58de9/$File/9938.pdf. Acesso em: 25 out. 2024.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2024. Tradução de: Sonia Midori Yamamoto. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7519481/mod_resource/content/0/Administrac%CC%A7a%CC%83o%20de%20Marketing%2015%C2%AA%20Edic%CC%A7a%CC%83o_compressed.pdf. Acesso em: 26 out. 2024.

LEITE, Maykon Stanley Ribeiro; GASPAROTTO, Angelita Moutin Segoria. ANÁLISE SWOT E SUAS FUNCIONALIDADES. Revista Interface Tecnológica, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 184-195, 30 dez. 2018. Interface Tecnologica. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i2.450. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/450/309. Acesso em: 19 set. 2024.

LUCRE COM O GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA. São Paulo: Sebrae, 16 maio 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/lucre-com-o-gerenciamento-da-capacidade-produtiva,45e9f40f276c6810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 23 out. 2024.

LUZ, Poliana Vieira. A importância do SISCOMEX nas operações de comércio exterior: importação e exportação de bens. South American Development Society Journal, v. 5, n. 13, p. 57, 2019.

MAPA DA EMPATIA AJUDA A CRIAR CONTEUDO RELEVANTE PARA O CONSUMIDOR. São Paulo: Portal Sebrae, 20 maio 2023. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mapa-da-empatia-ajuda-acriar-conteudo-relevante-para-oconsumidor,ed3610dcedcc6810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em:07 out. 2024.

MATHIS, Robert L.; JACKSON, John H. Human Resource Management. 13ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Disponível em: https://hostnezt.com/cssfiles/businessadmin/Human%20Resource%20Management.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024.

MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. 2013.

MERCADO LIVRE. Áreas de cobertura do Mercado Envios Flex em Brasil. Disponível em: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Zonas-de-cobertura-de-Mercado-_4637. Acesso em: 22 jul. 2024.2024.

PAGAR.ME. Stone Co.. Comércio eletrônico no Brasil: dados sobre o e-commerce no país (2024). dados sobre o e-commerce no país (2024). 2024. Disponível em: https://pagar.me/blog/ecommerce-no-brasil/?gad_source=1&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Performance_Max&origin=&media=google&type=pago&campaign=14465604185&ad_group=&ad=&theme=&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwqf20BhBwEiwAt7dtdedGwJx9N_aIZiHM2M_uC2Xxv9DZ1HeHdkGsySgoz50kJQYdgJ7qdBoCdqkQAvD_BwE. Acesso em: 02 ago. 2024.

BUONO, Paulo. E-Commerce Brasil. A importância da importação e de produtos para revenda em marketplaces. 2023. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-importancia-da-importacao-e-de-produtos-para-revenda-em-marketplaces. Acesso em: 22 jul. 2024.

PIMENTEL, Renê Coppe; BRAGA, Roberto; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Interação entre rentabilidade e liquidez: um estudo exploratório. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 2, 2010.

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS VENDA MAIS QUE A CONCORRÊNCIA NA Serasa Experian (Brasil). Serasa Experian. Análise de mercado: o que é, sua importância e como fazer a da sua empresa. o que é, sua importância e como fazer a da sua empresa. 2024. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/marketing/analise-de-mercado/. Acesso em: 18 set. 2024.

QUAL É O MODELO DE NEGÓCIOS DA SUA EMPRESA? Brasília: Portal Sebrae, 27 set. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/qual-e-o-modelo-de-negocios-da-suaempresa,a19feebaa4083810VgnVCM100000d701210aRCRD . Acesso em: 11 maio 2024.

REGRA FISCAL, JUROS E 'NOVO PAC': O FOCO DO GOVERNO LULA APÓS OS PRIMEIROS 100 DIAS. Brasília, 10 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/10/regra-fiscal-juros-e-novo-pac-ofoco-do-governo-lula-apos-os-primeiros-100-dias.ghtml. Acesso em: 17 maio 2024.

ROCK CONTENT. Entenda o que é Planejamento Operacional e qual a sua importância para uma empresa. 2021. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/planejamento-operacional/. Acesso em: 25 out. 2024.

SEBRAE (São Paulo). Cálculo da lucratividade do seu negócio. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calculo-dalucratividade-do-seunegocio,21a1ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 21 nov. 2024.

SEBRAE (São Paulo). Entenda o que é Demonstração de Resultados do Exercício (novo). 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-edemonstracao-de-resultados-do-exercicionovo,3157d181c0ed0510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 20 nov.2024.

SERASA (São Paulo). Planejamento financeiro Empresarial: o passo a passo de como fazer. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/blogpme/planejamento-financeiro-empresarial/. Acesso em: 11 nov. 2024.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/slideshow/administrao-da-produo-slack-3ed-parte-1/76524300. Acesso em: 24 nov. 2024.

VITÓRIA FERNANDES. Forbes. 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês, aponta pesquisa Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/07/62-dos-consumidores-fazem-ate-cinco-compras-online-por-mes-aponta-pesquisa/. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/07/62-dos-consumidores-fazem-ate-cinco-compras-online-por-mes-aponta-pesquisa/. Acesso em: 03 ago. 2024.

Published

2025-09-20

How to Cite

ADRIANO LUCAS SILVA, S.; VICTOR HENRIQUE, A.; SANTOS, V. M.; FRANZESE, M. V. C. E-Commerce Hermes. Revista Visão de Negócios, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 221–274, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17281773. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revistavn/index.php/vn/article/view/2. Acesso em: 16 nov. 2025.

Issue

Section

Plano de Negócios