Hermes E-Commerce

Autores

  • Santos Adriano Lucas Silva Fatec Praia Grande
  • Alves Victor Henrique Fatec Praia Grande
  • Vitor Mourão Santos Fatec Praia Grande
  • Miriam Vidal Correia Franzese Fatec Praia Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17281773

Palavras-chave:

E-commerce, Marketplace, Importação

Resumo

Este plano de negócio refere-se a uma empresa de serviço e-commerce, com foco em Gestão e Marketplace, para apoiar e agilizar tais processos para os importadores e vendedores na região da Baixada Santista, e Brasil. O diferencial será a oferta desse tipo de serviço na região, uma vez que as empresas focadas nos negócios via e-commerce se concentram em acessórias, ou através de consultorias em gestão de Marketing e ou Marketplace. A proposta deste plano de negócio visa atingir dois públicos-alvo, os vendedores e revendedores locais que desejem adentrar o mundo do comércio virtual através de marketplace, e importadores que compram produtos de outros países e recebam suas cargas por meio do Porto de Santos. A ideia é a capitalização dessa oportunidade interessante, ou seja, é aproveitar e explorar a presença de empresas transportadoras no Porto de Santos, para fomentar os negócios pelo comércio eletrônico no Brasil, prática que vive expansão crescente e solidificada no país.

Referências

ANNA CAROLINA NEIVA. Edrone. E-commerce no Brasil: dados de um mercado em expansão. dados de um mercado em expansão. 2022. Disponível em: https://edrone.me/pt/blog/dados-ecommerce-brasil#perfil-do-consumidor-do-e-commerce-no-brasil. Acesso em: 03 ago. 2024.

AZEVEDO, Paulo Soares de. Manual de procedimentos de consultora nas micro e pequenas empresas. Goiânia: SEBRAE, 2001. BLACK FRIDAY. São Paulo: Sebrae, 22 out. 2024. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/precificacao-de-produtosvenda-mais-que-a-concorrencia-na-blackfriday,847b7485764b3810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 22 out. 2024.

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Tradução de Maria Clara de Biase. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 223 p.

CASAROTTO, Camila. Como fazer análise SWOT ou FOFA: confira o passo a passo completo com as melhores dicas. Confira o passo a passo completo com as melhores dicas. 2024. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/. Acesso em: 18 set. 2024.

COELHO, Henrique Guilherme de Amaro; DOMINGUEZ, Lobato. Diagnóstico e recomendações estratégicas numa empresa da restauração: contributos da análise de porter, swot e pestel. Fep Economia e Gestão, Porto, v. 1, n. 1, p. 1-68, set. 2016. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/87173/2/159722.pdf. Acesso em: 06 ago. 2024.

COMO USAR O CANVAS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO. Brasília: Portal Sebrae, 16 fev. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-usar-o-canvas-para-criar-o-seu-negocio,94f597ad1eb56810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024.

DA SILVA, Cleiton José. Análise dos concorrentes como ferramenta para a definição de preços. REVISTA LAGOS, v. 12, n. 2, p. 57-67, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.20401/lagos.12.2.374>. Acesso em: 07 de abr. de 2024.

DIAS, Cláudio. Desafios e oportunidades do e-commerce no Brasil: uma visão do mercado atual e futuro. Uma visão do mercado atual e futuro. 2023. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/desafios-eoportunidades-do-e-commerce-no-brasil-uma-visao-do-mercado-atual-e-futuro. Acesso em: 23 nov. 2024.

DOUGLAS DA SILVA (Brasil). Zendesk. O que é análise Pestel e como aplicar na sua empresa? Importância e fatores analisados. 2022. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/analise-pestel/. Acesso em: 22 nov. 2024.

DENIZOT, Alexandre Elias Ribeiro. As pequenas empresas de tecnologia da informação e comunicação do estado do Rio de Janeiro à luz do radar da inovação: identificação e análise dos principais obstáculos para os processos de inovação. Sistemas & Gestão, v. 9, n. 3, p. 394-405, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/vitor/Downloads/739-2605-2-PB.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

EMPREENDEDOR, VOCÊ CONHECE AS LINHAS DE CRÉDITO PARA EMPRESAS? São Paulo: Portal Sebrae, 28 out. 2022. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/empreendedor-voce-conheceas-linhas-de-credito-paraempresas,b2c8bd401ff83810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 25 ago. 2024.

ENTENDA COMO UTILIZAR O CANVAS NO SEU MODELO DE NEGÓCIO. Brasília: Portal Sebrae, 07 fev. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-como-utilizar-ocanvas-no-seu-modelo-denegocio,00bb40993ad26810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024

FANTI, Leonardo Donizete et al. O Uso das Técnicas de Valor Presente Líquido, Taxa de Interna de Retorno e Payback Descontado: Um Estudo de Viabilidade de Investimentos no Grupo Breda LTDA. Desafio Online, v. 3, n. 2, p. 127-143, 2015.

G4 EDUCAÇÃO. Business Model Canvas: o que é e como aplicar em sua empresa. o que é e como aplicar em sua empresa. 2024. Elaborado por: Lucas Bicudo. Disponível em: https://g4educacao.com/blog/business-model-canvas-o-que-e. Acesso em: 03 ago. 2024.

GIOURKA, Paraskevi; SANDERS, Mark; ANGELAKOGLOU, Komninos; PRAMANGIOULIS, Dionysis; NIKOLOPOULOS, Nikos; RAKOPOULOS, Dimitrios; TRYFERIDIS, Athanasios; TZOVARAS, Dimitrios. The Smart City Business Model Canvas—A Smart City Business Modeling Framework and Practical Tool. Energies, [S.L.], v. 12, n. 24, p. 4798, 16 dez. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/en12244798.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IKENAMI, Rodrigo Kazuo; GARNICA, Leonardo Augusto; RINGER, Naya Jayme. Ecossistemas de inovação: abordagem analítica da perspectiva empresarial para formulação de estratégias de interação. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-13, 11 mar. 2016. FUNDACE. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v7i1.232. Disponível em: https://racef.fundace.org.br/index.php/racef/article/view/232/pdf_13. Acesso em: 24 out. 2024.

INVESTIMENTO PARA STARTUPS: CONHEÇA O BOOTSTRAPPING. São Paulo: Portal Sebrae, 11 abr. 2023. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/investimento-para-startupsconheca-o-bootstrapping,b5b9afe6f0635810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 25 ago. 2024.

KALKHA, Hicham; KHIAT, Azeddine; BAHNASSE, Ayoub; OUAJJI, Hassan. The Rising Trends of Smart E-Commerce Logistics. Ieee Access, [S.L.], v. 11, n. 8, p. 33839-33857, mar. 2024. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/access.2023.3252566. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2543925123000190. Acesso em: 22 jul. 2024

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2012. Tradução de: Ana Beatriz Rodriguez. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/3472e2ca0932a98d7edbc110c8c58de9/$File/9938.pdf. Acesso em: 25 out. 2024.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2024. Tradução de: Sonia Midori Yamamoto. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7519481/mod_resource/content/0/Administrac%CC%A7a%CC%83o%20de%20Marketing%2015%C2%AA%20Edic%CC%A7a%CC%83o_compressed.pdf. Acesso em: 26 out. 2024.

LEITE, Maykon Stanley Ribeiro; GASPAROTTO, Angelita Moutin Segoria. ANÁLISE SWOT E SUAS FUNCIONALIDADES. Revista Interface Tecnológica, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 184-195, 30 dez. 2018. Interface Tecnologica. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i2.450. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/450/309. Acesso em: 19 set. 2024.

LUCRE COM O GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA. São Paulo: Sebrae, 16 maio 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/lucre-com-o-gerenciamento-da-capacidade-produtiva,45e9f40f276c6810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 23 out. 2024.

LUZ, Poliana Vieira. A importância do SISCOMEX nas operações de comércio exterior: importação e exportação de bens. South American Development Society Journal, v. 5, n. 13, p. 57, 2019.

MAPA DA EMPATIA AJUDA A CRIAR CONTEUDO RELEVANTE PARA O CONSUMIDOR. São Paulo: Portal Sebrae, 20 maio 2023. Mensal. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mapa-da-empatia-ajuda-acriar-conteudo-relevante-para-oconsumidor,ed3610dcedcc6810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em:07 out. 2024.

MATHIS, Robert L.; JACKSON, John H. Human Resource Management. 13ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Disponível em: https://hostnezt.com/cssfiles/businessadmin/Human%20Resource%20Management.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024.

MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. 2013.

MERCADO LIVRE. Áreas de cobertura do Mercado Envios Flex em Brasil. Disponível em: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Zonas-de-cobertura-de-Mercado-_4637. Acesso em: 22 jul. 2024.2024.

PAGAR.ME. Stone Co.. Comércio eletrônico no Brasil: dados sobre o e-commerce no país (2024). dados sobre o e-commerce no país (2024). 2024. Disponível em: https://pagar.me/blog/ecommerce-no-brasil/?gad_source=1&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Performance_Max&origin=&media=google&type=pago&campaign=14465604185&ad_group=&ad=&theme=&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwqf20BhBwEiwAt7dtdedGwJx9N_aIZiHM2M_uC2Xxv9DZ1HeHdkGsySgoz50kJQYdgJ7qdBoCdqkQAvD_BwE. Acesso em: 02 ago. 2024.

BUONO, Paulo. E-Commerce Brasil. A importância da importação e de produtos para revenda em marketplaces. 2023. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-importancia-da-importacao-e-de-produtos-para-revenda-em-marketplaces. Acesso em: 22 jul. 2024.

PIMENTEL, Renê Coppe; BRAGA, Roberto; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Interação entre rentabilidade e liquidez: um estudo exploratório. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 2, 2010.

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS VENDA MAIS QUE A CONCORRÊNCIA NA Serasa Experian (Brasil). Serasa Experian. Análise de mercado: o que é, sua importância e como fazer a da sua empresa. o que é, sua importância e como fazer a da sua empresa. 2024. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/marketing/analise-de-mercado/. Acesso em: 18 set. 2024.

QUAL É O MODELO DE NEGÓCIOS DA SUA EMPRESA? Brasília: Portal Sebrae, 27 set. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/qual-e-o-modelo-de-negocios-da-suaempresa,a19feebaa4083810VgnVCM100000d701210aRCRD . Acesso em: 11 maio 2024.

REGRA FISCAL, JUROS E 'NOVO PAC': O FOCO DO GOVERNO LULA APÓS OS PRIMEIROS 100 DIAS. Brasília, 10 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/10/regra-fiscal-juros-e-novo-pac-ofoco-do-governo-lula-apos-os-primeiros-100-dias.ghtml. Acesso em: 17 maio 2024.

ROCK CONTENT. Entenda o que é Planejamento Operacional e qual a sua importância para uma empresa. 2021. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/planejamento-operacional/. Acesso em: 25 out. 2024.

SEBRAE (São Paulo). Cálculo da lucratividade do seu negócio. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calculo-dalucratividade-do-seunegocio,21a1ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 21 nov. 2024.

SEBRAE (São Paulo). Entenda o que é Demonstração de Resultados do Exercício (novo). 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-edemonstracao-de-resultados-do-exercicionovo,3157d181c0ed0510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 20 nov.2024.

SERASA (São Paulo). Planejamento financeiro Empresarial: o passo a passo de como fazer. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/blogpme/planejamento-financeiro-empresarial/. Acesso em: 11 nov. 2024.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/slideshow/administrao-da-produo-slack-3ed-parte-1/76524300. Acesso em: 24 nov. 2024.

VITÓRIA FERNANDES. Forbes. 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês, aponta pesquisa Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/07/62-dos-consumidores-fazem-ate-cinco-compras-online-por-mes-aponta-pesquisa/. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/07/62-dos-consumidores-fazem-ate-cinco-compras-online-por-mes-aponta-pesquisa/. Acesso em: 03 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

ADRIANO LUCAS SILVA, S.; VICTOR HENRIQUE, A.; SANTOS, V. M.; FRANZESE, M. V. C. Hermes E-Commerce. Revista Visão de Negócios, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 221–274, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17281773. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revistavn/index.php/vn/article/view/2. Acesso em: 16 nov. 2025.

Edição

Seção

Plano de Negócios