Fatec PG

Fatec PG

Centro Paula Souza

Centro Paula Souza

Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Foto de divulgação do curso

Sobre o curso

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática. Este profissional estará apto a:

  • Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais;
  • Coordenar infra-estruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
  • Realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;
  • Atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;
  • Empreender seu próprio negócio em informática.
Prof.º Nilson Carlos Duarte da Silva
nilson.silva15@fatec.sp.gov.br Acessar currículo Lattes

Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas


Duração: 3 anos
Períodos: Vespertino e Noturno

Menu 2

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Menu 3

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam.


Sobre o estágio

A regulamentação do estágio curricular supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do estágio dos alunos do curso, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação. De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, desenvolvida sob supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec.

Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente adquirirá experiências práticas, o que certamente irá enriquecer e sedimentar o aproveitamento do conteúdo teórico lhe foi oferecido durante o curso.

O programa de estágio é, neste sentido, uma busca pela complementação do ensino e da aprendizagem em conformidade com o conteúdo das disciplinas. Também procura capacitar o aluno na identificação de problemas e na proposição fundamentada de soluções dentro do contexto organizacional empresarial, a partir de uma perspectiva teórico/metodológica/científica.


Informações úteis

• A entrega da documentação de estágio somente será permitida a partir do 4º semestre do curso , a fim de que o aluno obter os conhecimentos necessários para avaliar se realmente sua experiência é compatível com a proposta acadêmica do mesmo;

• A lei estabelece uma carga horária máxima. O aluno nunca poderá realizar mais do que 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

• Não pode ocorrer conflito de horário de estágio com o horário das atividades acadêmicas.



Sobre o trabalho de graduação

Um trabalho de conclusão de curso de graduação é uma etapa obrigatória para o término do curso, muito importante no âmbito acadêmico. Ele se constitui de um trabalho único, com conteúdo aprofundado, capaz de mostrar problemas e apresentar soluções, como também o desenvolvimento de novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada, da profissão escolhida e do nível de conhecimentos teóricos e práticos do aluno.

Ao término da elaboração do trabalho de conclusão, o aluno realizará a exposição através de uma arguição a uma banca de professores, expondo as motivações para elaboração de seu trabalho, seu processo de pesquisa e seus resultados.

O aluno deverá expor um pôster sobre seu trabalho à comunidade acadêmica, durante o período em que sua arguição for agendada.

Após a arguição, o professor orientador deverá entregar ao aluno as cópias dos membros da banca, para que possa realizar as correções necessárias.


Prazos após apresentação

Depois de apresentar seu trabalho, o aluno tem 30 dias de prazo para providenciar as correções sugeridas pelos professores membros da banca. Transcorrido esse período, o aluno:

• Deverá imprimir uma cópia do trabalho de graduação em modo econômico, sem encadernação;

• Dirigir-se à Coordenação de Cursos para preencher o Requerimento para a última fase do processo de avaliação do trabalho.


Indeferimento pelo professor orientador

Sendo aprovado pela banca, com correções ainda por fazer, o professor orientador pode indeferir o trabalho por ainda persistirem problemas de formatação ou conteúdo. Neste caso, o aluno deverá retirar a cópia do trabalho para realizar as novas correções. Neste caso o aluno terá 15 dias para providenciar e acertar as pendências, devolvendo-as novamente à Coordenação de Cursos.


Deferimento pelo professor orientador

No caso do trabalho de graduação ser deferido pelo professor orientador, o aluno deverá providenciar:

• Dentro de 30 dias, 1 (um) CD contendo o trabalho digitalizado.

• O CD deve vir etiquetado com etiqueta própria para mídia. Nessa etiqueta deverá constar a mesma informação da capa do trabalho de graduação, estando na mesma ordem, com fonte tamanho 8 (oito).

• O aluno deverá colocar o CD dentro de um Porta-CD, fazendo um encarte para identificação. Esse encarte deverá ter as mesmas informações da capa do trabalho de graduação e na mesma ordem de informações, com fonte tamanho 10 (dez).



TCC Fatec – Modalidade Artigo Acadêmico

a) Etapas para criação de um Artigo nas disciplinas:

etapas

Para facilitar a busca de um professor coautor, conheça as Áreas de Interesse dos professores clicando aqui.

b) Critérios da modalidade Artigo Acadêmico por curso:

criterios

c) Cronograma da Revista Processando o Saber – FATEC Praia Grande:

A Revista Processando o Saber incentiva os alunos da FATEC Praia Grande a escolherem o Artigo acadêmico como modalidade de TCC (Trabalho de conclusão de curso) e para isso sugere o seguinte cronograma:

cronograma

Em nossa equipe editorial contamos com sistema antiplágio, avaliação de pelo menos dois pareceristas e uma equipe de revisores de texto que pode melhorar a qualidade do material submetido.

Para maiores detalhes sobre os procedimentos necessários e os critérios da modalidade Artigo acadêmico do seu curso, converse com seu professor de TG I.

Conheça mais sobre a Revista Processando o Saber acessando Sobre a Revista e as Condições para Submissão de um artigo.



Modalidade Monografia


Boneco Monografia

Boneco Projeto

Guia de formatação trabalhos e TCC - 2020



Modalidade Artigo Científico


Orientações para redação de Artigo Científico

Guia de formatação trabalhos e TCC - 2020



TCC - Foco em Negócios


Orientações TCC Fatec PG

Guia de formatação trabalhos e TCC - 2020


Menu 7

Eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.